quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Brevíssimas considerações acerca dos resultados das Legislativas 2009

Das recentes Eleições Legislativas 2009, resultam várias importantes consequências que, embora impossíveis de aqui aprofundar com algum detalhe, importa pelo menos enumerar.
Desde logo a mais notória: a “estrondosa” vitória do PS implicou, além da perda da maioria absoluta, a redução em 20% do número de deputados e uma descida de 500 mil votos.

Segundo: a política de verdade do PSD, o discurso de contenção e rigor orçamentais e o erro na omissão do pedido de voto útil à direita, ajudam a explicar o desaire dos sociais democratas.

A subida assinalável do BE, que duplicou a sua representação parlamentar, constitui o terceiro elemento a considerar. A subida, em cerca de 200 mil votos registada pelo Bloco terá, com toda a probabilidade, sido conseguida à custa do PS.

A CDU, embora crescendo em votação e no número de mandatos na Assembleia da República, passou de terceira para quinta força política.

Quinto: o Partido Popular saiu igualmente reforçado do último acto eleitoral, subindo cerca de 180 mil votos e quase duplicando o número de parlamentares. Mas o feito do CDS-PP é ainda mais relevante se considerarmos que passou a terceira força política e poderá ser determinante na viabilização de alguns actos do futuro governo minoritário.

Uma última nota para assinalar o crescimento em votos dos pequenos partidos, ainda assim insuficiente para garantir a eleição de qualquer deputado.